Notícias

4 dicas de gestão para micro e pequenas empresas

25/04/2017

Para a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), gestão é gestão, independente do tamanho e tipo de negócio da organização. As premissas da gestão são as mesmas tanto para MPE quanto para empresas de maior porte. Da mesma forma, o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, pode ser aplicado e adequado às necessidades de qualquer empresa que deseja aprimorar seus processos de gestão em busca da qualidade e de melhores resultados.
“Na verdade, o conceito básico de gestão em ambas é sempre o mesmo”, explica Luiz Malta, coordenador de projetos da FNQ. Uma organização, seja pequena, média ou de maior porte, precisa ter missão e valores enraizados em sua cultura, deve determinar processos e segmentar os clientes de acordo com as suas necessidades.
O coordenador de projetos lembra que a diferença está apenas na demanda por processos, já que, quanto maior a empresa, mais questões precisam ser consideradas na tomada de decisão.
“Percebemos que as vencedoras do Prêmio MPE Brasil, por exemplo, são aquelas que normalmente tiveram um cuidado maior ao planejar seu negócio, desde o nascimento até o seu desenvolvimento”, ressalta. “É fundamental ter um planejamento estratégico e revisá-lo ano a ano. Não adianta fazer e deixar na gaveta. Isso não contribui para o crescimento da empresa”, complementa Luiz.
Da mesma forma, a avaliação dos resultados é essencial para assegurar o sucesso de uma organização e para identificar se seus objetivos e metas estão sendo cumpridos. Essa análise é de responsabilidade da liderança e deve ser feita sistematicamente, com a utilização de informações que demonstrem o desempenho da empresa em relação aos aspectos financeiros, da produção, das vendas, dos clientes, dos colaboradores e dos fornecedores. E isso vale para todos: pequenos, médios e grandes.
No entanto, selecionamos quatro pontos de atenção da gestão das MPE. Confira:
Compartilhe informações com os colaboradores
O compartilhamento de informações com os colaboradores, tais como metas, objetivos, estratégias e resultados, tem como objetivo desenvolver um sentimento coletivo de pertencer a um grupo de pessoas que perseguem os mesmos ideais e objetivos, potencializando a contribuição de cada um dentro da organização.
Quando todos os colaboradores entendem quais são os objetivos da empresa e acompanham os resultados obtidos rumo ao seu cumprimento, a produtividade, o comprometimento e o envolvimento dos colaboradores aumentam significativamente.
Estabeleça os indicadores e as metas relacionados à sua estratégia
Para cada estratégia é necessário estabelecer um indicador que permitirá, por meio de avaliações quantitativas, o acompanhamento da sua implementação e do seu alcance. As metas definidas para cada ferramenta de gestão permitem estabelecer níveis de resultados esperados e necessários para o bom desempenho da organização e para o acompanhamento da implementação das estratégias.
Divulgue os seus produtos
A divulgação dos produtos tem a finalidade de despertar o interesse dos clientes potenciais e atuais pelos produtos e serviços da empresa. A efetividade da divulgação é alcançada quando a seleção dos meios de comunicação leva em consideração as particularidades de cada um dos grupos de clientes definidos pela empresa.
Avalie a satisfação dos seus clientes
A avaliação da satisfação dos clientes tem por objetivo mensurar sua percepção sobre a organização e seus produtos, além de identificar oportunidades para melhoria. A análise dos resultados e a tomada de ações proporcionarão o aumento da satisfação dos clientes e consequente fidelização.


Fonte: fnq.org.br


Inscreva-se