Notícias

Recursos Humanos com Gamificação

15/12/2016

Você sabe o que é gamificação? É a prática de aplicar mecânicas de jogos em diversas áreas, como nos negócios, na área da saúde, na vida social, entre outros. O objetivo é despertar o engajamento e curiosidade das pessoas. O estabelecimento de prêmios, disputas, conquistas e desafios, proporciona o envolvimento das pessoas.
Assim, a área de recursos humanos está se utilizando dessa prática para desenvolver reações e manifestações naturais bem interessantes nos colaboradores.São elas:
 Socialização;
 Aprendizado;
 Domínio e técnicas;
 Competição;
 Colaboração;
 Autorrealização;
 Comunicação;
 Altruísmo.
Pensando o jogo na realidade da empresa pode-se ter a analogia que os jogos possuem um funcionamento baseado em metas, um objetivo central que tem de ser atingido pelos jogadores. O contexto empresarial e gerencial não foge dessa regra, departamentos e empresas possuem metas e objetivos a atingir.
A base são jogos que já são conhecidos desde a infância, como jogos de tabuleiro, cartas e videogames. O jogo é percebido pelas pessoas, ainda que inconscientemente, como um resumo da própria natureza humana. Por essa razão, a gamificação ganhou e ganha espaço em empresas, escolas, grupos, comunidades e até mesmo entre governos.
A estratégia da gamificação é bem aplicada, mas não gera uma resposta emocional. O verdadeiro engajamento apenas ocorre quando um colaborador se sente emocionalmente ligado à empresa, a um projeto ou a uma meta.
Mas o profissional de recursos humanos deve ter cuidado! Os jogos excessivamente racionais e sem contexto podem gerar respostas negativas ou até mesmo disputas ferrenhas e acirradas entre os funcionários, às vezes separando equipes e criando desavenças, ao invés de unir ou aprimorar, como é o esperado.
Siga o bom senso como líder e use jogos na gestão de pessoas para agregar e aprimorar a sua equipe.
Fonte: Coluna Contex - Jornal Integração - 15/12/2016


Inscreva-se