Notícias

Inteligência comportamental: o RH dos sonhos virou realidade

02/01/2017

Todo profissional de RH que está há tempos no mercado vislumbra determinadas situações ideais para sua área de trabalho. Até pouco tempo atrás, boa parte desses desejos não passavam de sonhos, mas a coisa mudou. A inteligência comportamental é um fator que representou um verdadeiro divisor de águas no mercado de recursos humanos e que tornou aqueles seus velhos sonhos e devaneios uma realidade. Mas, afinal, o que é inteligência comportamental?
Desde o século XVIII, precursores da psicologia consideravam uma grande divisão da mente em cognição, afetividade e motivação. A esfera mental inclui uma série de funções, entre a memória, o raciocínio e discernimento, a capacidade de julgar e também o pensamento abstrato. Geralmente usamos o conceito de inteligência para caracterizar o funcionamento da cognição, usando essas habilidades básicas como referência.
As emoções, contudo, consistem numa segundo esfera mental, e se manifestam por traços de humor e sentimentos. A motivação é o nosso lado mais instintivo – nela estão traços biológicos e comportamentais.
Na modernidade, a comunidade científica tem apresentado diversas outras maneiras de medir a inteligência, levando em conta esses três fatores. Passou-se a falar em inteligência emocional e, mais recentemente, também em inteligência comportamental.
Os desafios do RH mudaram. As pessoas mudaram. As empresas também mudaram. Entender os aspectos humanos das relações empresariais deixou de ser uma preocupação dos bons chefes apenas. Isso hoje representa o negócio, o sucesso de uma organização.
Dia após dia, as pessoas estão mais em busca de carreiras e respostas que lhes proporcionem um caminho certo para o cumprimento de seu propósito e suas metas de vida, e as organizações, como extensões da natureza humana, também se voltaram mais ao cumprimento de um propósito e de uma razão de existência do que meramente ao cumprimento de protocolos e processos.
Imersos nesse contexto o profissional de recursos humanos é o mediador das ações dentro da empresa e, portanto, deve estar preparado aos novos desafios como a condução de uma equipe administrando inteligências comportamentais.

Fonte: www.solides.com.br


Inscreva-se